4 Ideias para tornar a fotografia de casamento civil mais especial
Compartilhe
Por norma, não associamos o casamento pelo civil com imagens românticas e idílicas. Crescemos a ver o álbum de fotografias e a cassette VHS dos nossos pais a casar pela igreja e a consumir centenas de séries e comédias românticas com casamentos tradicionais de sonho. E que nunca, nunca eram numa conservatória. Por isso, é compreensível que possam ter uma reação hesitante ou até alguma dificuldade em imaginar casamentos pelo civil.
É natural que surja a dúvida: será que as fotografias do casamento civil vão corresponder às nossas expectativas de um álbum fotográfico ou de um vídeo de casamento? As pessoas mais importantes das nossas vidas vão sentir que é um dia especial? Estará à altura das circunstância? Felizmente, quanto às fotografias, posso assegurar que não será um problema. As fotografias de casamento civil são tão especiais quanto as de um casamento religioso, por todos os motivos que passo desde já a explicar.
Escolha um local especial
Não, não precisa de se casar no mesmo local onde renova o cartão de cidadão! As câmaras municipais de Lisboa e de Albufeira disponibilizam espaços camarários para celebrar o seu casamento. Desde que previamente acordado com um conservador, pode ainda solicitar uma altura fora do horário normal de expediente.
Apesar de isso implicar um custo extra, alguns destes locais certamente ajudarão a tornar o seu dia ainda mais memorável e a imbuir as fotografias de um espírito solene. Em Lisboa, pode escolher entre o Palácio Beau Séjour, o Salão Nobre do Paços do Concelho, o Palácio da Mitra, o Museu da Cidade e mais.
Fotojornalismo
Optar por um fotógrafo de casamento com um estilo fotojornalístico vai dar ao seu dia o destaque que ele merece. Este estilo é similar a uma reportagem ou a um documentário, o que permite contar uma história sobre o grande dia e evocar as mesmas emoções mais tarde.
Os fotógrafos experientes em fotojornalismo movimentam-se sem agitar as águas, são rápidos e extremamente perspicazes. Só com esta experiência e sensibilidade conseguem captar as frações de segundo mais ternurentas entre os noivos, família e amigos e imortalizá-las para o resto da vida. Envie-me uma mensagem e conheça melhor o estilo fotojornalístico!
Não se esqueça da família e dos amigos
Um casamento pelo civil não é sinónimo de um casamento pequeno: não precisa de prescindir da companhia de um grupo alargado de amigos e familiares. Como vimos no primeiro ponto, pode marcar o casamento para um dia que seja conveniente a todos, como a um sábado, domingo ou feriado. Haverá muita mais emoção no ar para capturar se estiver com todas as pessoas que quer perto de si.
Um dia cheio de planos
Tal como num casamento religioso, pode planear um dia cheio de atividades. O fotógrafo pode encontrar-se convosco ao início do dia para fotografar as preparações com a luz bonita e revitalizadora da manhã e acompanhá-los durante o trajeto até ao local da cerimónia.
Depois da ansiada assinatura, o dia está em aberto! Dirija-se a um dos muitos locais emblemáticos para fotografias de casamento em Lisboa ou a um local com significado especial na sua relação. Um restaurante? O miradouro onde deram o primeiro beijo? Enquanto desfruta do seu tempo, de forma natural e espontânea, o fotógrafo capta cada momento.